História do Município

Pauini - O município de Pauiní, localizada na região do Alto Purus, no Amazonas, comemora nesta segunda-feira ( 19/03),  62 anos de existência. Fundado em 19 de março de 1956, após ser desmembrado do município de Lábrea, a cidade tem a sua história ligada aos índios purupurus, jamadis, canamaris, entre outras tribos que habitavam a região.

A cidade está situada à margem esquerda do rio Purus (a 915 km em linha reta ou 2.115 km por via fluvial de Manaus), tendo como vizinhos os municípios de Envira, Lábrea, Itamarati e Boca do Acre. Pela distância em relação à capital e, pelas dificuldades de transporte e comunicação, carência na área de saúde, educação e serviços. 

Pauini, por sua geografia, está dividido em duas partes: cidade alta e cidade baixa. Para ter acesso a parte da alta do município, existe uma longa escada, com 186  degraus.

A cidade de Pauini foi fundada anos após a colonização da região do Purus. As primeiras explorações ao longo do rio começaram em meados do século XIX, com um explorador identificado como João da Cunha Corrêa ( João Cametá). Em 1852, Tenreiro Aranha, o primeiro presidente da Província do Amazonas, enviou de Manaus uma expedição para explorar a região, com a finalidade de encontrar uma ligação com o rio Madeira, por meio das Campinas do Purus.

O primeiro núcleo populacional nessa região, no entanto, começou a ser implementado em 1854. Em 1869 começaram a chegar à região os nordestinos trazidos pelo coronel Antônio Rodrigues de Carvalho e Melo, estabelecendo-se estes na região onde atualmente está a cidade de Lábrea, em uma vasta extensão de terra, que depois foi desmembrada, formando os atuais territórios de Boca do Acre, Pauini, Tapauá e Canutama. O município de Pauini foi criado em 19.12.1955, pela lei estadual 96.